terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Tiago 1. 2-17

As primeiras palavras de Tiago em seu livro apresentam expressões de animo e alegria para aqueles que estão em provações. O contexto do povo cristão da época estava sendo de perseguições, torturas e mortes, acreditamos que o incentivo de Tiago estava voltado a esses homens e mulheres que defendiam o cristianismo e não o negavam. Para os dias de hoje levamos em consideração aos sofrimentos vividos por aqueles que enfrentam as discriminações, o abuso, a injustiça, e como cristãos fieis ao propósito de Jesus lutam pela vida.

A fé que Paulo defende é aprofundada por Tiago, uma fé que transcende as provações e aflições buscando o amadurecimento e o correto. Em se tratando de provações, muitos interpretam as palavras deste livro para se aliviar do dia-a-dia confuso e tumultuado, onde mentem roubam e são corruptos. Em nome de Cristo, absurdos estão sendo produzidos e propagados apresentando uma fé mutiladora e rude, onde aquele que diz ser cristão tem por obrigação sofrer por tudo.

O texto apresenta dois fatores interessantes de serem analisados, provações e tentações, ambos distintos e com conceitos diferentes no contexto escrito, mas pela má interpretação julgado iguais. Provações é algo que vem para validar um ato, tentações ocorrem quando se há um pensamento, um desejo bom ou mal.

Descobri nas entrelinhas da leitura apresentada que nossa vida não é digna de provações, pois somos omissos ao descaso da nossa sociedade atual, o que fazemos é tão pouco que não queremos que seja dito, é vergonhoso falarmos de um evangelho que não o praticamos integralmente. Precisamos buscar e realizar ações voltadas à vida e não apenas ações voltadas a nós mesmos.

Nenhum comentário: